Minas Gerais vai receber a primeira fábrica da chinesa Saic Motors na América Latina

O anúncio de expansão da fabricante de máquinas e veículos pesados XCMG em Pouso Alegre, despertou o interesse da Saic Motors por Minas Gerais, que confirmou a instalação da primeira fábrica da empresa na América Latina, também no município do Sul de Minas. O investimento não estava previsto no início da missão oficial do governo de Minas à China e foi anunciado após a oficialização da expansão da fábrica da XCMG, com um investimento de R$ 270 milhões. 

Uma das principais fornecedoras de motores e peças para a XCMG e a maior das quatro grandes fabricantes de veículos estatais da China, a Saic Motors ainda não definiu os valores de investimento. As obras de instalação da fábrica estão previstas para meados de 2024, confirmando a declaração do presidente da XCMG, Yan Dongsheng, na semana passada, que antecipou a implementação da fábrica de peças em Minas Gerais, seguindo os planos da fabricante asiática de continuar a expansão e ir além da linha de montagem. 

Para o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, a vinda da Saic Motors para o Estado é mais uma demonstração da confiança dos investidores de escolherem o estado para ampliarem seus negócios. “Quando atraímos uma grande empresa – e ela tem sucesso a ponto de aumentar sua presença, como é o caso da XCMG -, outras companhias ficam confiantes de que investir em Minas é uma grande oportunidade. Esse anúncio inesperado é um grande sinal de que o estado está em um ciclo virtuoso”, afirmou.

Um dos diretores da Saic Motors, Xu Qiuhua, afirmou que os resultados alcançados pela XCMG nos últimos anos incentivaram a empresa a buscar reuniões com o governo de Minas. “Entendemos que o Estado tem alta eficiência e sempre com disposição para apoiar as empresas que querem investir em Minas Gerais. Tenho uma grande confiança de que o investimento da Saic Motors no Brasil vai ser um sucesso, assim como a XCMG tem sido. Hoje, com muita honra, posso informar que a decisão já foi tomada: a Saic Motors vai criar uma fábrica de motores em Pouso Alegre”, confirmou.

Noticia: https://diariodocomercio.com.br/economia/saic-motors-minas-gerais-primeira-fabrica-america-latina/

Venha conferir as nossas redes sociais: